"Lugar de costume dos negros" – Candomblé

“Candomblé é uma palavra derivada da língua bantu: ca [ka]=uso, costume, ndomb=negro, preto e lé=lugar, casa, terreiro e/ou pequeno atabaque. A reunião dos três vocábulos resulta em “lugar de costume dos negros”, por extensão, lugar de tradições negras, tradições entre as quais, destacam-se, no sentido atual as práticas religiosas que incluem a música percussiva.”
Estudos mostram que o Candomblé propriamente só existe no Brasil, que seria uma união de vários cultos de vários “Orixás” no mesmo local. Na África existe o culto individualizado para cada “Orixá”. Mas ao logo do tempo no Brasil a palavra candomblé passou a ter vários sentidos além de culto aos “Orixás” como “festa” ou “encontro de negros”, ou a grosso modo “Culto Afro-Brasileiro”.

O culto aos “Orixas” – Candomblé –  foi trazido para o Brasil pelos negros iorubas. Seus deuses são os Orixás, dos quais somente 16 são cultuados no nosso país: Essú(Exu), Ògun, Osossì(Oxóssi), Osanyin, Obalúaye, Òsúmàré(Oxumaré), Nàná Buruku, Sàngó(Xangô), Oya, Oba, Ewa, Osun(Oxum), Yemanjá, Logun Ede, Oságuian e Osàlufan.

“O pai ou a mãe de santo é a autoridade máxima dentro do candomblé. Eles são escolhidos pelos próprios Orixás para que os cultuem na terra. Os orixás os induzem a isto, fazem com que as pessoas por eles escolhidas sejam naturalmente levadas à religião, até que assumam o cargo para o qual estão destinadas. Uma pessoa não pode optar se quer ou não ser um Pai ou Mãe de Santo se não acontecer durante sua vida fatos que a levem a isto. São pessoas que de alguma forma são iluminadas pelos Orixás para que cumpram seu destino.

Os Pais de Santo, normalmente, são donos de uma roça, ou seja, um lugar onde estão plantados todos os axés e no qual os Orixás são cultuados. Dentro da roça existe o barracão (assim denominado por causa dos negros que antigamente moravam em barracões), que é o lugar em que são feitos os grandes assentamentos (oferendas) para os deuses.

Hierarquicamente, existe, ainda, na roça um pai pequeno ou mãe pequena, que é o braço direito do Pai de Santo e é normalmente um filho ou filha da casa. Depois vem as Ekedes, são mulheres também escolhidas pelos Orixás para cuidar deles e ajudá-los. Embora seja considerada autoridade dentro da roça, não podem ser Yalorixás, visto que sua função já foi determinada e não há como mudar. A seguir vem os Ogans, que tocam o atabaques e ajudam o Babalorixá nos fundamentos da casa; a Ya Bace, que toma conta da cozinha, isto é, de todas as comidas dos Santos; a Ya Efun, dona do efun (pemba), e que está encarregada de pintas os Yaôs (iniciantes que estão recolhidos para fazerem o Orixá); e finalmente os filhos de Santos, que são as pessoas que “rasparam o Santo”, ou melhor, rasparam a cabeça para um Santo a pedido deste.
Às vezes o Santo, ou Orixá, incorpora em determinadas pessoas, mas não necessidade que haja esta “incorporação” para que uma pessoa raspe o Santo. Se a pessoa deve ou não raspar o Santo só pode ser sabido com certeza através do jogo de búzios do Pai ou Mãe de Santo que, diga-se de passagem, são os únicos que podem jogar búzios.”
 
Umbanda.
“Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza elementos vários, inclusive de outras religiões como o catolicismo, o espiritismo e as religiões afro-brasileiras.”

“Mantém-se na Umbanda o sincretismo religioso com o catolicismo e os seus santos, assim como no antigo Candomblé dos escravos, por uma questão de tradição, pois antigamente fazia-se necessário como uma forma de tornar aceito o culto afro-brasileiro sem que fosse visto como algo estranho e desconhecido, e, portanto, perseguido e combatido.”
 
“Há discordância sobre as cores votivas de cada orixá conforme o local do Brasil e a tradição seguida por seus seguidores. Da mesma forma quanto ao Santo sincretizado a cada orixá.”
 

Alguns exemplos:
* Ogum – São Jorge OU Santo Antonio na bahia;
* Oxóssi – São Sebastião;
* Xangô – São Jerônimo,São João Batista, São Miguel Arcanjo
* Iemanjá – Nossa Senhora dos Navegantes;
* Oxum – Nossa Senhora da Conceição;
* Iansã – Santa Bárbara;
* Omolu – São Roque;
* Obá – Santa Rita de Cássia,Santa Joana d’Arc
* Obaluaê – São Lázaro;
* Nanã – Sant’Anna;
* Egunitá – Santa Sara Kali,
* Oxalá – Divino Jesus Cristo, o Ser Cristalino.

“Existem alguns conceitos básicos que são encontrados na maioria das casas e assim podem, com certa ressalva e cuidado, ser generalizados para todas as formas de Umbanda. São eles:

* A existência de uma fonte criadora universal, um Deus supremo, chamado Olorum ou Zambi;
* A obediência aos ensinamentos básicos dos valores humanos, como: fraternidade, caridade e respeito ao próximo. Sendo a caridade uma máxima encontrada em todas as manifestações existentes;
* O culto aos orixás como manifestações divinas, em que cada orixá controla e se confunde com um elemento da natureza do planeta ou da própria personalidade humana, em suas necessidades e construções de vida e sobrevivência;
* A manifestação dos Guias para exercer o trabalho espiritual incorporado em seus médiuns ou “cavalos”;
* O mediunismo como forma de contato entre o mundo físico e o espiritual, manifesta de diferentes formas;
* Uma doutrina, uma regra, uma conduta moral e espiritual que é seguida em cada casa de forma variada e diferenciada, mas que existe para nortear os trabalhos de cada terreiro;
* A crença na imortalidade da alma;
* A crença na reencarnação e nas leis cármicas;”

 

Atoto Obaluaê
Atoto Obaluaê
Atoto baba
Atoto Obaluaê
Atotô é Orixá
Se ver um velho no caminho
Oi pede a benção
Se ver um velho no caminho
Oi pede a benção
Benção de Deus
Benção de pai
Bençãode Deus
Atoto Obaluaê
Atoto baba
Atoto Obaluaê
Atotô é Orixá

Fontes de consulta:
Afroode;
Dofonodelogum;
Morte Súbita;
Mistérios da Umbanda;

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s