Que tal um BonSai hoje?(どう盆栽今日の?)

Bonsai (japonês: 盆栽, bon-sai), que significa “árvore em bandeja”.

bonsai2 O Bonsai é uma arte japonesa bastante simples. Requer somente um pouco de paciência e certos cuidados.
Não há uma altura que se possa dizer como padrão. Algumas plantas partem de poucos centímetros e outras tantas podem chegar até mais de um metro.

Assim como na natureza temos diversos tipode de plantas, com os Bonsais é o mesmo princípio, diversidade. Mas atenção aos amadores! Mesmo a arte do Bonsai não requeira muita tecnica, existem plantas que são extremamente sensíveis e necessitam de um pouco mais de atenção.

Origem do bonsai

Não se tem registro garantido sobre a origem do bonsai. Através de manuscritos e desenhos, se sabe, porém, que a China é o país que deu origem a esta arte.

No início, o objetivo era apenas coletar árvores pequenas na natureza e criá-las em vasos, mas com o tempo o cultivo delas foi se tornando uma arte. Apesar da China ser a dona do título de mão da arte, foi o Japão que a tornou mundialmente famosa.

Nos séculos XI e XII houve a grande invasão da cultura chinesa no Japão. Desde então o bonsai tem sido uma técnica conhecida como japonesa, o que já sabemos não ser verdade.

Primeiramente o cultivo das pequenas árvores era restrito aos nobres, mas com a expansão da cultura zen, logo o bonsai se popularizou no Japão e depois para a Europa com a chegada dos portugueses e espanhóis ao oriente.

No século XVIII os ingleses retornavam do Japão trazendo os primeiros exemplares para a Europa, e em 1878 já havia em Paris a primeira exposição européia. Em 1959, um grande mestre bonsaísta, Yoshi Yoshimura, levou para os Estados Unidos a técnica. Depois disso, para se espalhar para o mundo todo foi questão de vinte ou trinta anos.

No Brasil as primeiras famílias japonesas que vieram na imigração que teve como destino São Paulo no início do século passado trouxeram os primeiros bonsais para o nosso país. Mas a arte só se popularizou em todo o território com o sucesso do filme Karatê Kid I e III.”¹

No bonsai distinguem-se duas fases:

1ª – ” Bonsai em treino ” ou fase “pré-bonsai”. Fase inicial onde a forma da planta é disciplinada através da aplicação da técnica.

2ª – ” Bonsai perfeito ” ou “bonsai acabado”. Corresponde à fase de maturidade, que implica anos de treino e de restyling da forma. Um bonsai acabado apresenta:

• um tronco grosso
• um estilo definitivo, com todos os ramos no local correcto e no tamanho ideal
• as folhas estão tão pequenas quanto possível
• o vaso condiz perfeitamente com o estilo e cor da árvore

Os bonsais são árvores em miniatura, esculpidos de forma a manter um rigoroso equilíbrio e proporção de formas entre a copa e as raízes. O controlo das condições de crescimento permite atribuir aos bonsais uma das suas mais apreciadas características: o tamanho em pequena escala. Este processo implica uma dedicação, cuidado, paciência e vigia constantes, em especial às condições e necessidades básicas do vegetal, matéria-prima do bonsai.

Só a manutenção do bom estado de saúde da planta permite a aplicação da técnica, onde a maturidade e o carácter da árvore são tão apreciados. Para o aspecto envelhecido, adquirido ao fim de longos anos de trabalho, contribuem vários factores como:

• o calibre e grau decrescente do diâmetro do tronco, da base para o topo
• o aspecto rugoso das raízes
• as curvas graciosas dos ramos

Nunca coloque o seu bonsai directamente no chão. A posição ideal é ao nível dos olhos onde há boa circulação do ar e onde pode ser devidamente apreciado.

Passos básicos para criar um bonsai:

1. Selecção da árvore
2. Estilo , que engloba:

Poda
Aramar

3. Poda das raízes
4. Plantio
5. Tratamento :

Rega
Fertilização
Luz solar
Controle de doenças e pestes
Treino
Armazenagem hibernal

Síntese

Bonsai pode ser traduzido como “árvore plantada num tabuleiro”. Esta planta, detentora de duas fases distintas no crescimento, carece de uma manutenção cuidada para preservação do seu bom estado de saúde.

Estilos básicos de bonsai

Através da sua forma e inclinação, encontram-se patentes cinco estilos básicos de bonsai.

Objectivos

• Diferenciar cinco estilos básicos de bonsai

Estilos básicos de bonsai

Após adquirir a sua árvore, perca algum tempo a observar a sua forma e inclinações naturais. Esta observação, conjugada com a sua própria sensibilidade individual e o modo como observa e interpreta a Natureza, permitir-lhe-á definir o melhor design a atribuir à planta.

Podem definir-se cinco estilos base num bonsai:

1. Erecto formal (Chokkan)
Árvore com tronco perfeitamente recto, da base ao topo, com uma equilibrada distribuição dos ramos em ambos os lados do tronco. A composição artística final resulta harmoniosa, embora assimétrica (o objectivo desta arte não é transformar o bonsai num arbusto).

O primeiro ramo, a contar da base, apresenta-se mais desenvolvido e deve posicionar-se a um terço da altura da árvore.
Este estilo é mais indicado para as árvores coníferas.

2. Erecto informal (Moyogi)
O design da árvore segue o arco natural do tronco, sendo por isso a forma mais comum. O primeiro ramo, tal como no estilo anterior, posiciona-se a um terço da altura do tronco da árvore.
Para desenvolver este estilo o tipo de árvore mais aconselhado é a de folha caduca.

3. Tronco inclinado (Shakan)
Inclinação acentuada do tronco para um dos lados.

4. Semi-cascata
Estilo onde grande parte da copa da árvore está na periferia do vaso ou ligeiramente abaixo do nível da base do tronco.

5. Cascata (Kengai)
O corpo da árvore está acima da periferia do vaso, deslocando-se, por vezes, para o nível abaixo da base de um vaso alto.

Síntese
Num bonsai são diferenciados cinco estilos bases: Erecto formal ( Chokkan ), Erecto informal ( Moyogi ), Tronco inclinado ( Shakan ), semi-cascata e cascata ( Kengai ), atendendo à sua forma e inclinação natural.”²

Fonte do texto: Jardineiro¹, Idealgratis²,
Imagem: Google Imagens

Technorati Marcas: ,,
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s